They are alive.

Primeiro venho me justificar por não postar esse final de semana mas não tinha como mesmo. Curso, visita técnica e ainda por cima o fim de Legend of the Seeker e LOST. Não tinha como eu escrever.

Agora vamos falar de LOST, falar desse final espetacular que a série nos proporcionou.

Spoiler para quem não viu o último capitulo.


LOST desde o inicio nos conduziu para o que acabamos de presenciar, e quando os produtores dizem que já sabiam do final eu acredito. Não o episódio final, mas a idéia de como a série iria acabar.

Esse Series Finale foi emocionante e muito, mas muito bom pra quem realmente soube, e sempre soube assistir a LOST. E quem esperava que o Jacob pegasse um caderno o fosse listando mistérios e repostas é porque nunca realmente prestou atenção ao que estava assistindo.


Estou lendo por ai e muitos dizem que onde já se viu, que foram seis anos de vida jogados fora. Primeiro, se você sempre gostou de LOST e acompanhava a série e se divertiu como você pode dizer que foi tempo perdido. Segundo, a maioria das pessoas que falam isso não pegaram o que a série realmente queria transmitir.

A reclamação mais fervorosa que percebo pela internet é a de que todos estavam mortos, que a realidade paralela é o purgatório e que eles foram para o céu. Isso não ocorreu. Como diz o nome do post, ELES ESTÃO VIVOS.

Eles não morreram e foram para o céu quando o Christian Shephard abriu a porta da igreja. A realidade paralela é a recompensa que eles receberam por passar por tudo que eles passaram a vida inteira. A realidade paralela é uma dádiva que eles receberam. Todos vão sair daquela igreja e viver suas vidas, mas lembrando de todo o caminho que eles tiveram que percorrer para merecer aquilo.

O Desmond quando percebeu isso foi numa Quest, numa missão, numa jornada de mostrar para todos por que eles estão nesse mundo, uma espécie de propósito maior. Para que só assim eles possam viver  em paz com quem eles realmente amam nesse mundo. A intenção dele nunca foi de voltar para a realidade “original” muito menos de ir para o céu.

Isso fica claro em vários momentos durante essa sexta temporada mas principalmente em sua ultima conversa com Eloise Hawking, agora Eloise Widmore, quando ela pergunta para o Desmond se ele vai levar seu filho, o Daniel Widmore, com ele. Ela não quer dizer, levá-lo para o céu e sim para a igreja. Mas por que ela ficaria preocupada sendo que nada de ruim ia acontecer com ele? Pois foi ela quem o matou na realidade “original” sendo que se ele relembrasse de tudo, provavelmente nunca mais iria falar com ela. Foi isso que fez ela pedir para que o Desmond não levasse seu filho junto com ele, o medo de perder o afeto e o amor de seu  filho.


Outra coisa que deixa claro que eles não estão mortos durante toda essa temporada é que eles estão VIVENDO. A Sun está gravida e FELIZ com o Jin. O James por mais que seus pais estejam mortos, ele não se tornou uma pessoa amarga e vingativa. A Claire está grávida, você percebe que ela ama seu bebê mesmo antes do casal darem pra trás na adoção, ela dá a luz, e você percebe claramente que ela está FELIZ. O Charlie  busca nas drogas e na bebida aquilo que ele tinha na ilha com a Claire, mesmo sem saber que era isso que ele buscava, e quando ele viu a Claire e o Aaron você vê pela primeira vez, desde muito tempo, que ele está FELIZ. Sayid é uma pessoa melhor nessa realidade, tanto que inconscientemente ele sabe que se ficar com o Nadia, única coisa que ele ira conseguir é a infelicidade dela, depois o Hugo “apresenta” a Shannon para ele, e você percebe que os dois estão FELIZES. O John com sua mulher, a Kate com sua inocência, Jack com seu filho, James com sua carreira, Linus com a Alex. Todos nessa realidade combinado com suas experiências na realidade “original” acharam algo que os fez realmente FELIZES.


Isso não serviu simplesmente para nos mostrar que eles estão mortos, claro que não. Isso nos mostra que eles finalmente tiveram a vida que eles tanto batalharam para conseguir. Os deuses, sejam eles (ou ele) quem forem deram esse presente para eles. E isso é o que LOST foi, uma jornada, e que no final resultou na recompensa, a VIDA.

______________________

[UPDATE]

Quando eu falo que eles estão vivos, estou me referindo à Realidade Paralela. Na Realidade “Original” os personagens foram morrendo aos poucos, e eventualmente todos morrerão, sendo que o ultimo que nos vimos morrer foi o Jack.

Outra coisa, eu acho que o Christian Shephard está vivo, e digo mais, ele nunca morreu, em nenhuma realidade. Ele é especial igual a Eloise, ele sabe mais do que aparenta e ele guia alguns personagem. Ele se fez de morto para que o Jack pudesse cumprir com seu destino, igual a Eloise quando ela manda o Daniel para a ilha mesmo sabendo que ela iria matá-lo.

______________________

Claro que ainda há muito que se falar de LOST e de longe esse vai ser meu último post sobre.

  1. Amigo, Shephard deixa claríssimo para Jack que eles estão mortos naquela realidade paralela, que na verdade é uma realidade posterior. Um “plano astral” onde todos foram depois que morreram. Na verdade, nem posterior é, pois o Próprio Shephard diz que alguma coisa sobre não existir agora ou antes. A realidade paralela pode ser considerada um “purgatório” ou “ante-sala do céu” ou algo do tipo, pois fica claro também que eles “vão em frente” quando entram na porta iluminada. Inclusive o Benjamim não segue em frente ainda, acredito eu pela sua grande quantidade de “pecados” na bagagem.

    • Rodrigo
    • 27 de maio de 2010

    Para mim vc é um conformista, aceita qualquer lixo que aprentem para vc com uma musiquinha emocionante de fundo, um super vilão que quer conquistar o mundo e é o suficiente para enganar vcs

    Eu não sou idiota, e não aceito essa palhaçada de criar misterios para enxer linguiça e não responder, por exemplo, NEM RESPODERAM O QUE É A ILHA!!!
    Resolveram Lost com UMA ROLHA E UMA LUZ,

    Esqueceram do Walt, Michael, Eko, etc…
    Ultimo episodio, só faltou Jack voar e virar de ferro, protagonismo muito grande, ignoram personagens importantes como Sawyer por exemplo que sempre foi importante na serie e não serviu para nada

    Enfim, lixo total

    • Kra, não sou conformista. É claro que tem coisas que eu queria que eles respondessem e eles não o fizeram. Mas você não pode falar que eu aceito qualquer lixo, pois entre o final que teve e um final onde o Jacob ia listando mistério e respondendo um por um o episódio inteiro, eu prefiro o final que teve.

      Além do mais, na vida você não descobre a respostas para todas as perguntas que você faz. Porque na série tinha que ser diferente. Ano passado eu achei me iria me decepcionar com o fim de LOST, mas com o caminhar dessa temporada eu fiquei tranquilo. Vi que não tinha porque ter medo.

        • Rodrigo
        • 28 de maio de 2010

        Pelo amor de Deus, vc aparenta ser um cara inteligente

        Eu acompanho Lost desde 2004, ficava discutindo teorias que eram criadas, possibilidades de finais, tudo isso foi debatido, acredito que vc tambem pensou e debateu sobre isso,

        e não adianta vc tentar me convencer que gostou dos misterios não terem sido esclarecidos, porque todos esperavam que no minimo o basico fosse respondido, o que não aconteceu, vimos um Jack virando super homem e aquele final cliche de mocinho vs bandido (algo que eu admirava em Lost era que eles fugiam do cliche)

        Obvio que a serie foi excelente, mas esperava um final bem melhor do que isso, enfim todos os misterios foram resolvidos com Uma rolha, uma luz e mataram todo mundo para fugir das perguntas

        Serie nota 9
        Final nota 3

        Minha opinião

      • Claro que eu queria que mistérios fossem revelados. Mas como eu disse, os mistérios foram pano de fundo para a série. Eu achei que faltou falar alguns mistérios, mas isso não diminuiu em nada o grande final que a série teve.

    • Levi
    • 27 de maio de 2010

    Brother, acho que você está equivocado quanto a eles estarem vivos, na nossa acepção do termo.

    Se você pegar qualquer romance espírita, verá que eles acreditam em várias dimensões (ou realidades) em que a pessoa que desencarnou mantém uma “vida” aparentemente normal.

    O que quero dizer é que o “corpo” deles está morto.
    Aquela realidade paralela é um lugar onde “vivem” os espíritos dos Losties até serem conduzidos a outro lugar.

      • Rodrigo
      • 27 de maio de 2010

      Como uma pessoa afirmou aí embaixo, realmente o final de LOST se aproximou muuto a um romance espírita. O problema é que as pessoas estão com uma idéia clássica de céu e não entenderam a mensagem de LOST.

    • Jornal do Whisky
    • 26 de maio de 2010

    A essência de Lost é ser como um quadro abstrato. Várias informações que cada um interpreta como quiser, ou puder. Serviu para desenvolver a nossa capacidade de fazer perguntas, principalmente as sem respostas. É filosofia pura, entropia pura. E olha que hoje eu estou sóbrio.
    http://jornaldowhisky.wordpress.com/
    Grande abraço

    • Fausto
    • 26 de maio de 2010

    Alem do mais, resumo do site da ABC:
    “They’re all dead? Christian says everyone dies. Some of them before Jack. Some of them a long time after him. Jack asks why they’re there now, but Christian says there isn’t any “now” here. This is the place they made together so they could find one another. “””The most important time of his life was the time he spent with those people.””” No one does it alone. Jack needed all of them, and they needed him. For what, Jack asks. To remember, and to let go. To move on. Jack asks where they’re going, and Christian says let’s go find out.”

    • Fausto
    • 26 de maio de 2010

    Olha
    O proprio Matthew Fox disse que eles estão mortos, como você pode ver no link abaixo. Não existe NADA no episodio que indique o contrario disso e confirme sua teoria de que eles estão VIVOS materialmente na outra realidade.

    http://zonafoca.com/2010/05/entenda-o-final-de-lost-explicacao-para-ultimo-episodio/

    Sobre a conversa de ELoise com Desmond se refere ao fato de que Daniel ainda nao cumpriu ali o que tinha que cumprir e o mesmo aconteceu com o Ben que ficou para tras

  2. cara, MUITO obrigado. Isso explica muita coisa.

    • Mateus
    • 25 de maio de 2010

    Interessante sua teoria. Gostei.

  3. Cara, muito bom você tentar ver o final de uma maneira própria e dando sua visão dos acontecimentos.

    Mas fica bem claro que todos estão mortos no diálogo entre o Jack e o Christian. Vou citar aqui a parte que cabe a você analisar:

    Christian: “Você é real, tudo o que aconteceu com você é real. Todas aquelas pessoas na igreja… São todas reais, também.”

    Jack: “Estão todas… Estão todas mortas?”

    Christian: “Todos morrem um dia, garoto”

    Christian: “Não existe ‘agora’ aqui”

    Christian: “Você precisava de todos eles, e eles de você”

    Jack: “Pra que?”

    Christian: “Para se lembrarem… E esquecerem”*

    Perceba que o Jack não pergunta “Todos morreram?” e sim “Todos estão mortos?” o que o Christian confirma dizendo que TODOS morrem um dia. Portanto além de confirmar que TODOS estão mortos, ele confirma que TODOS passam por aquele estágio em algum momento. E não só os personagens de Lost.

    E ao dizer “E esquecerem” vale ressaltar que em inglês “let it go” significa deixar pra trás. No contexto da cena, todos precisavam se encontrar para deixar pra trás todas as angústias e sofrimento, mágoas e ressentimentos pra trás para que assim pudessem SEGUIR ADIANTE.

    Então, não sei o que era a luz ao abrir a porta, mas sei que eles não CONTINUARAM no sideways, que eles SEGUIRAM EM FRENTE. Você acreditando nisso ou não.

    • Paulo
    • 25 de maio de 2010

    Sinceramente não gostei do final de LOST.
    Durante todos esses anos nos foram passadas varias “perguntas” que nos levaram a criar teorias, para tudo o que acontecia na ilha. Quem são os outros?, o que são as escotilhas?, o que significam os números?, como um navio foi parar no meio da ilha?, quem ou o que é a fumaça?,quem é o Jacob?, porque Ben não pode matar o Widmore?, etc. Tudo isso nos fez viajar em uma realidade de fantasia e mistérios, que em grande parte não foram desvendados.
    O que me fez acreditar na série foram os 6 anos de prazo para amarrar todas as pontas, o que vinham fazendo muito bem até a 4ª temporada, porém a introdução das viagens no tempo e espaço, realidades paralelas e cenas inexplicáveis, como a da ilha no fundo do oceano ou o pai do Jack aparecer para ele fora da ilha e disparar o alarme de fumaça, nos fizeram criar uma série explicações (inclusive espirituais) que nada teve a ver com o desfecho que nos foi apresentado. Isto me trouxe uma enorme frustração e arrependimento, principalmente por passar tanto tempo criando minhas teorias e revendo episódios para encontrar respostas em pequenos detalhes (como o símbolo da Darma no rabo do tubarão no episódio 2 da segunda temporada).
    Eu me senti, ao ver o final dessa série, inserido em um “mind game” global, como se estivesse em uma escotilha fazendo relatórios do que via em um monitor e enviando-os por um tubo que acaba no meio de uma colina vazia.
    Na épica série de livros de Douglas Adams “O guia do mochileiro das galáxias” é proposta uma resposta que não se sabe a pergunta e LOST é, para mim, exatamente o oposto, mas nos fazendo acreditar que não era essa a proposta.
    Felizes aqueles que gostaram e que querem assistir novamente LOST.

  4. Gostei da teoria e achei coerente. Mas em relação a bomba que explodiu no final da quinta temporada, qual teria sido o real efeito dela? Não teria sido esta, na verdade, a origem das realidades paralelas? Pq Juliet não morreu na hora, apesar de estar ao lado da bomba? Eles já estariam então vivendo em uma realidade paralela na própria ilha pois não poderiam ter sobrevivido imunes a uma explosão nuclear a apenas alguns metros de distancia (estranho isso)! E Saiyd? O q exatamente aconteceu com ele quando foi ressuscitado? Apesar disso acho q é justamente no espaço para discussão e no estimulo ao debate sobre as teorias e possibilidades que está uma das riqueza da série!

    • Thiago, não foi a bomba que criou a realidade paralela, a bomba não explodiu. Quando o incidente estava acontecendo no final da quinta temporada o Dr. Pierre Chang perde um dos seus braços, e na realidade paralela ele ainda tem os dois braços, além é claro de que se a bomba tivesse explodido ele não se salvaria a apenas 10 metros de distancia. Isso entre outras coisas mostram que não foi a bomba que “criou” a realidade paralela. Já quanto ao Sayid não tenho nenhuma ideia de como ele ressuscitou, mas acho que isso não tem muita importância.

    • IsaacNathan
    • 25 de maio de 2010

    Mandou muito bem no post. Foi exatamente o que senti e não sabia descrever. Um otimo final estilo Lost.

    O pior do episodio final não foi o episodio e sim os que se diziam fãs de Lost não entenderem e não se deixarem levar pelo episóio.

    Lost não era uma série de respostas e sim de perguntas.

    • Nelson Maia
    • 25 de maio de 2010

    Não sei se você esta certo ou errado, mas parabéns, você pensou em algo que não tinha ninguem ouvido falar.

    A principio pensei que nem todos tinham morrido também, inclusive discute na faculdade isso. Na minha visão inicial não da para garantir que todos morreram, o Ben por exemplo tinha interpretado que talvez não tivesse morrido por não seguir em frente. Mas enfim…muito bacana.

    • Bruna
    • 25 de maio de 2010

    Acho que entendi sua interpretação e achei muito bacana 🙂
    Claro que cada um de nós irá interpretar o final de um jeito diferente (afinal é o que lost proporciona) e é por isso que te parabenizo por dar a cara a tapa pra esse pessoal que não sabe discutir interpretações e sai xingando em comentários.

    Na boa… ignora esse pessoal.

    E para s xiitas:
    Pensem por si, estamos aqui para conversar sobre interpretações não para impor verdades.

    Namaste

    • greick
    • 25 de maio de 2010

    vc não falou nada com nada, vc q tem q voltar p sétima série, vc é tão criativo q fica pegando o q as pessoas falam na comunidade e colocando em seu blog! huahauauha

    quem falou essa do crepusculo com vc, fui eu!
    leia la os post, se for o caso!!!

    se liga, control c, plagio é crime, teorias alheias são teorias alheias!!!

    explica ai sobre o ben e o richard p eu ver sua capacidade!!!

    O.o

    • Criança, eu nem li o tópico do Orkut, eu nem uso Orkut, só estava postando pra divulgar.

      Eu não faço a mínima ideia do que estavam falando no Orkut.

      Agora eu plagiar, pior ainda, eu plagiar você? Huahuahuahuahuahauhauahuahuahauhauhauahuahuahau

      Quando você tiver a capacidade de pensar venha falar comigo, não gosto de discutir com crianças.

    • greick
    • 25 de maio de 2010

    vc só escreveu merda, vc não entendeu nada da serie, vc deveria ser processado, qta merda em um só lugar, assistiu a ultima temporada e achou legal comentar!!!

    como é q a igreja era p lembrar o q se passou na ilha, se mesmo o ben não entrando se lembrava de tudo? como é q ele disse q não iria pq teria q resolver algumas coisas ainda! vc ta louco mano?

    • Não falei que a igreja é para relembrar o que aconteceu na realidade “original”, falei que era o local onde eles se encontraram para depois seguir em frente lembrando tudo da realidade “original”. Seguir em frente no sentido de seguir com suas vidas.

      Você que não consegue compreender um texto simples vem falar de conseguir compreender uma série de tamanha profundidade igual a LOST. Poupe-me né. Vá assistir a Crepúsculo e deixe esse local de discussões pra quem tem inteligência suficiente pra poder discutir em alto nível.

      Mais uma coisa, peça pra sua professora de português da 7ª Série te explicar o que é compreensão de texto.

  5. Gostei muito da sua interpretação, LOST foi isso, um jogo de interpretações e infelizes foram aqueles que não souberam brincar com suas imaginações.

    O que eu mais notei das pessoas que não gostaram do desfecho, foi que não entenderam nada do final. Tenho certeza que boa parte quando começar a digirir o que foi mostrado e quando começarem a juntar as peças, teram um final mais satisfatório.

    Eu ainda repito, o fim não achei épico, achei bom. Mas a série no seu conjunto da obra foi EPIC!

    • luis
    • 25 de maio de 2010

    Eu concordo com tudo q o MateusMat dissi eles tiveram uma nova vida melhor onde o avião nunca caiu, e depois da igreja eles continuaram a sua vida paralela.

    • vanessa
    • 25 de maio de 2010

    Mateus… li sua opniao… e nao entendo como depois de tantos misterios, chegar no final da serie e eles serem taxativos a respeito da morte de jack(veja novamente a conversa dele com o pai) e vc deturpar tudo de uma forma tao mirabolante… pela primeira vez a serie escancara na nossa cara um dos maiores misterios dessa jornada e vc simplismente cria um novo final só pra nao ter que aceitar que eles de fato morreram. se ate os losties se renderam no final vc tb tem que se render mateus!!! vá para a luz vc tb, se renda!!!!! rsrsrs

    • Eu sei que eles morreram, mas lhes foi dado uma nova chance. Uma segunda vida, uma recompensa por tudo que eles fizeram pelo mundo.

    • Wilson
    • 25 de maio de 2010

    Gostei do fim de LOST, gostei mto do seu post, respeito tudo! Mas vendo o episodio, tive uma outra impressão, nao mto diferente da sua quanto a eles estarem vivos ou mortos! Acho que tudo foi real, o fim foi a morte do Jack, quem estava no aviao foi embora e viveu por mais tempo e td. Quem estava na ilha, continuou vivendo tbm, mas, como disse o sr. Shepard, um dia todos iriam morrer, tds temos nossa hora, uns morreram antes do Jack, outros morreram beem depois… nao soubemos como continuou a vida de cada um mas inevitavelmente todos morreriam um dia. Essa realidade paralela seria outra vida, como uma reencarnação, onde eles cresceram, viveram td dnovo e tiveram a chance de se reencontrar nela. Desmond foi o primeiro a perceber que já conhecia a todos de outra vida e foi fazendo cada um se lembrar. E eles terão a oportunidade de viver e conviver juntos novamente. Jack mesmo fala com o Desmond la embaixo perto da luz: “Te vejo em outra vida, Brother!”… Pra mim foi espetacular o final! E pra mim sua opinião tá muito coerente aasim como a minha! Alguns misterios nao foram revelados e tals, mas nem precisou e ainda temos que lembrar q encurtaram o seriado em 1 temporada, portanto tais misterios poderiam ser revelados caso nao tivesse esse encurtamento! Ficaria mais completo! Pra mim, os autores souberam aproveitar muito bem o tempo que tiveram! Parabens pra eles, agora a ficha tem q cair! LOST acabou!! Abraços!

    • Mas o que eu acho é quase isso, essa frase do Desmond diz tudo mesmo. “Te vejo em outra vida, Brother!” É isso que aconteceu, eles tiveram uma nova vida, uma nova chance.

    • diego
    • 25 de maio de 2010

    me responda mateus
    q q vc acha do aviao que partiu?? pois se ele partiu existiriam 2 james no mundo 2 kates..o richard q eh da epoca de cristo estaria vivo.. tem alguma teoria pra isso?

    • Claro que não… são realidades paralelas. O avião que partiu é o da realidade “original” que nós acompanhamos desde o inicio da série, nessa realidade O James, Miles, Kate, Claire, Lapidus e Richard vão viver suas vidas até morrerem de alguma causa. Na realidade paralela o Richard já morreu faz tempo em Mil oitocentos e poucos, e todos os personagens estão vivos, como se a ilha nunca tivesse existido, mas mesmo assim eles se lembram de TODA sua vida na realidade “original”.

    • S
    • 25 de maio de 2010

    Eles não podem estar vivos na igreja, você esqueceu de falar oq o pai do Jack falou:

    Jack: “Eu não entendo, vc morreu”
    Pai: “Pois é, eu morri”
    Jack: “Então como vc está aqui agora?”
    Pai: “Como vc está aqui?”

    Nesse momento ele percebe que ele morreu e fala “Eu também morri” Ele morre na ilha, com a facada do Fake Locke.

    Fora que depois o pai dele ainda comenta q todos q tão ali morreram, uns antes outros depois, e q naquele local o tempo não existia.

    • Sim, eles chegaram a morrer na realidade “original” uma hora, o Chistian diz que eventualmente todos morreram, antes ou depois do Jack. E só depois disso ouve a “criação” da realidade paralela, que fica claro quando o Hugo fala que o Ben foi um bom numero 2, e o Ben fala que o Hugo foi um bom numero 1. Isso quer dizer que eles se lembram de tudo até o momento em que eles morreram. Mas como eu disse, eles ganharam esse chance de viver, realmente a segunda chance que todos procuram desde a primeira temporada.

    • caique
    • 25 de maio de 2010

    cara… achei que vc mandou mto bem no post… foi mto inteligente mesmo.. nao tinha pensado nisso

    mas ainda nao concordo… e é essa a intenção dos produtores… deixar essa duvida (que alimenta o interesse eterno pela série)

    fiquei mto feliz com esse final… e ainda mais com a discussão que tá rolando… valeu por expressar seu ponto de vista!

    • Mateus
    • 25 de maio de 2010

    Mateus, parabéns pela coragem de permitir os posts negativos. Poucos blogueiros fazem isso. Acho q discussão sobre Lost vai durar uma eternidade, mas o lance da morte é quase que indscutível, a morte do Aaron é q eu não entendi mto bem. De resto, as perguntas sem respostas nem me afetaram tanto

    Abraços

    • Rafael
    • 25 de maio de 2010

    Ah quer saber? Sei lá…. hahahahaha Podia ter o Lost 2 pra esclarecer certas coisas! hahahaha

    • Francisco
    • 25 de maio de 2010

    Gostei do seu post mais pela idéia de interpretação de acordo com o q cada um entendeu. Mas de acordo com o q vc escreveu o pai do jack estaria vivo?Como?

    • Kra, eu acho o seguinte. O pai do Jack na verdade nunca morreu. Eu acho que ele era parecido com a Eloise, sabia das coisas mas ficava quieto. Pense bem, as aparições do Christian na ilha, e fora dela também não foram o monstro (pelo menos a maioria), mesmo o monstro tendo dizendo que eram. Primeiro, porque as aparições dele levaram os sobreviventes a situações boas, água e abrigo por exemplo. Segundo, que o monstro não podia deixar a ilha, portanto ele não tinha como ter aparecido por Jack no hospital depois que o Jack deixou a ilha. (lembra? foi quando o alarme de fumaça tocou)
      Eu acho que ele fingiu sua morte pra levar o Jack pro seu propósito, da mesma forma que a Eloise mandou o Daniel pra ilha mesmo sabendo que ela iria matá-lo. O caixão vazio e um corpo que some durante semanas e ninguém percebeu em nenhuma parte do mundo que aquela caixa que deveria ir para LAX tava fedendo. Isso sim é impossível.

    • Guilherme Castro
    • 25 de maio de 2010

    Podem discordar de mim, mas acho que todas as opiniões devem ser debatidas.

    Não é possível que por toda a sexta temporada e de todos flashbacks que tiveram, estariam mortos! Como o Jack estaria vivendo com o filho dele? Por que a cirurgia no Jonh se ele tava morto? E várias outras perguntas…

    A meu ver, eles estão totalmente vivos, pois somente quem apareceu de alguma forma vivo na ilha ou não(Pen), estava na igreja. Lost para mim foi sim uma vida passada, na qual todos se conheceram e por isso as lembranças. O avião foi o elo entre as vidas. A Igreja e a porta do “paraíso” iria libertá-los da vida que tiveram em Lost e não daquela que estavam vivendo. E Ben não foi talvez por medo de ser hostilizado por alguns.

    Bom isso que eu penso e tomara que esteje certo…Parabéns Mateus pelo comentário…todos pertinente!

    • DORGAS
    • 25 de maio de 2010

    cara na moral.
    deleta essa palhaçada.
    e para com as drogas

    • Kra, não vou deletar por que não tenho nenhuma vergonha do que eu escrevi, o que eu escrevi é o que eu acho e o que eu vou defender. Até que alguém me venha com uma explicação que eu ache mais plausível que a minha. Mas me diga você, qual é a sua teoria de como LOST acabou.

    • Fábio
    • 25 de maio de 2010

    Dead’s dead.

    Tu tá viajando.

    • Vc Tá Lost Total
    • 25 de maio de 2010

    Meu, na boa, não viaja…

    • Lucas
    • 24 de maio de 2010

    Mateus, teoria fantastica, mas os produtores da serie recoreram para o espiritismo no sentido real da palavra, ‘THERES NO HERE AND NOW’, eles morrem, vão para o purgatorio, para poderem seguir em frente, Jacob mesmo fala que a vida deles era uma merda, mas ele não menciona que eles seriam recompensados, ele menciona o ‘para um bem maior’, então, faz realmente muito sentido o final dos produtores.

    Mas o que me intriga alem de tudo é, os numeros, so era azar mesmo? :/

    • Os números ninguém nunca vai saber, ficou que é só coincidência mesmo.

    • Luiz
    • 24 de maio de 2010

    quem morre em lost, está morto acabou!

    • Márcio
    • 24 de maio de 2010

    man, eu concordo com você, mais o final de lost foi o seguinte, os autores deixou para que a gente imagina-se o que quiser, tanto uma teoria quanto a outra são verdadeiras, pois NÃO TEVE FINAL DECIDIDO, ficou em aberto, é como se fosse caverna do dragão, será que eles morreram ou tiveram a 2 chance?? isso só os produtores vão poder resopnder, se decidirem responder essa pergunta ou então deixar o povo pensando em lost e discutindo por um bom tempo, ou pretendem lançar um livro explicando os feitos não explicados de lost e o que seria o final realmente.

    • daniella
    • 24 de maio de 2010

    Matheus… nem cheguei a ler seu post todo pois no começo já deu para perceber que você quer “teorizar”. O final é bem simples…é o que ele é…não tem teorias e nem conspirações..é por isso que muitos fãs se decepcionaram, pois este é um final esperado para filmes como o Passageiro não para Lost. Não vou ficar aqui discutindo mas está muito claro que eles morreram sim, ficaria muito feliz se alguma teoria estivesse certa e que não fosse esse final simples e clichê que Lost teve. Mas como já disseram aqui valeu a intenção. A época de teorizar acabou agora temos que “engolir” o final e seguir em frente. Ficar sem respostas é o de menos, o pior foi ter um final de novela numa série como Lost.

    • Daniella, nunca disse que não gostei do final, achei espetacular na verdade. Tanto a realidade paralela quanto a original.
      Mas LOST nunca foi uma série de simplesmente engolir o que os produtores passam na tela, em LOST a maioria das coisas parecem ser uma e depois demonstram ser outras. E eu acho que isso inclusive no final. E eu ainda acho que esse final meio ambíguo foi planejado exatamente para gerar esse tipo de discussão entre os telespectadores, porque sem isso, não seria LOST. Não a série que eu gosto.

    • c.s
    • 24 de maio de 2010

    finalmente alguem que pensa EXATAMENTE igual a mim! To aqui inconformada e discutindo com todo mundo! Seria um puta humor negro, o desmond simplesmente achar todo mundo,fazer lembrar e mostrar: jack, essa é a kate, vcs se amam, MAS VC TA MORTO E SEU FILHO É APENAS UM FIGURANTE RÁ.

    A luz da porta da igreja foi sim, algo simbolico. Eles estavam todos mortos, mas em outra realidade. Essa era uma nova, uma dádiva que eles receberam,UM LUGAR QUE ELES CONSTRUIRAM TODOS JUNTOS, onde poderiam seguir em frente. N morrer,mas seguir em frente.

    Também acho que as pessoas deveriam se concentrar um pouco mais no que aconteceu DENTRO da ilha. Confesso que achei essa realidade paralela uma distração pra comover o espectador e esconder um pouco o final meio ruim, dentro da ilha (miles e alpert saindo da ilha? eu troco por sun, jin, e sayid).

    abraços e parabéns pelas observações!

    • Cristiano
    • 24 de maio de 2010

    Mateus parabéns pelo post! Tive exatamente a mesma leitura q vc, e acho interessante o debate e os milhares pontos de vista das pessoas. Mas eles estão enganados! rs Enfim… deixa cada um com a sua teoria. abs

    • lucas
    • 24 de maio de 2010

    Mateus sinceramente voce se recusa a aceitar a opinião dos outros ! O Jack se emociona quando descobre que esta morto, todos que estao indo para o paraiso é pq encontraram a paz interior, estao felizes, perceba que Ben, Eloise nao vão porque nao encontraram ainda! Ou voce acha que o Ben nao quis entrar na Igreja pq ? Se ele fosse viver uma nova vida que nem voce diz ele poderia entrar na igreja sair e ir ver a alex depois, mas nao ele vai atras dela reencontrar a paz interior ai sim seguir em frente. aquilo foi um reecontro daqueles que encontraram a paz interior e vao para o paraiso (segundo muitas crencas é assim que funciona). ACEITE !

    • Kra, tudo bem, eu entendo sua parte, mas respeitosamente discordo. Pois eu analiso tudo o que aconteceu no universo paralelo e não apenas os últimos segundos. Essa é minha teoria/explicação, você tem a sua. Eu aposto que daqui a uns anos os produtores vão lançar um livros dizendo o que realmente eles pensarão.

    • Sérgio
    • 24 de maio de 2010

    Cara, eles morreram, mas não necessariamente no mesmo periodo, Jack morreu na ilha e os que partiram no avião voltaram para suas vidas e os que ficaram tambem, e como Cristian disse eles estão ali pq os momentos mais importantes de suas vidas foram juntos e eu acho que o ben, miles e outros não foram para a igreja, pq ainda não conseguiram fazer sua ‘missão’ no purgatório, tipo Kate devolveu o Aaron para Claire, Jack fazer as pazes com seu pai, entre outros, acho que o do Ben seria o perdão da filha ai sim ele estaria preparado. mas eu acho que foi isso

  6. EXPLICAÇÃO
    A meu ver, todos morreram no momento incial do seriado, a queda do avião. Mas eles não sabem disso. Vou mais longe, eles possuem um desejo imenso de viver a todo custo. Que os faz “imaginar” que caíram em uma ilha. Lógico que existe uma esfera espiritual que permeia todo o seriado, mas não há uma preocupação específica dos autores em apontar se eles estão em um tipo de céu, inferno ou purgatório. Na verdade, eles apenas acham que sobreviveram a queda do avião. Milagres acontecem como o John conseguir andar, sendo que antes da queda era paralítico. Isso é inconsistente, então eles começam a imaginar que a ilha tem poderes especiais para explicar todas essas inconsistencias. Por isso mesmo o seriado estará coberto de mistérios sem resposta. Estes mistérios são nada mais que contradições geradas pela imaginação coletiva. No diálogo final entre pai e filho, as palavras reveladoras de que não há um aqui e agora explicita muito bem que eles apenas querem se manter vivos não importa o lugar. Ora eles acham que sobreviveram a queda do avião, ora eles acham que o avião nunca caiu e que suas vidas prosseguiram normalmente. Porque todos se encontram na igreja ? Porque precisam uns dos outros para tomar conscienciência do que realmente aconteceu. Quando Kate fala em partir, na verdade ela exprime uma vontade de continuar, de aceitar o que aconteceu, e de seguir em frente. É isso, no final a maioria deles se encontra na igreja para se abraçarem e entenderem que acabou tudo. E ao mesmo tempo sugere-se que a vida continua através das lembranças, não sabemos se eles vão pra outro lugar para o céu. Muitos mistérios criados ao longo do seriado terminam sem nehuma resposta plausível simplesmente por que todos os eventos são fruto das mentes deles tentando criar uma lógica que justifique o fato de estarem vivos. Todas as contradições foram deixadas pelos autores propositalmente.

    • Pedro
    • 24 de maio de 2010

    Cara, o ngocio é, nao tem um final especifico, por mais que vc analise a serie, temporada por temporada, vc nao vai achar uma resposta concreta explicando o final, nao da pra saber c eles estao vivos ou mortos, isso serve pra cada um imaginar o final que preferir, qlquer conclusao sobre o q significou o final nao vai passar de teorias que nao serao respondidas graças ao final da serie

    • Concordo, o final da série deixou margens para várias interpretações. Aqui eu expus a minha idéia. As vezes pode parecer que eu to querendo impor a verdade, mas não é isso. Não sou louco de achar que eu desvendei LOST. Têm gente que vai concordar e tem gente e vai discordar e vai ter crianças que vão xingar. Mas isso eu já estava esperando. E é essa troca de idéias e opiniões que eu gostaria que houvesse.
      Obrigado.

    • Da
    • 24 de maio de 2010

    Mateus, legal a tua idéia mas, sinto muito, está errada.
    Todos morreram, mas não morreram no mesmo tempo. A realidade paralela realmente é um presente que receberam, mas não significa que eles voltaram a viver.

    Mesmo assim, valeu pela iniciativa.

    • LEVY
    • 24 de maio de 2010

    QUE LIXO DE POST, O CARA CRIA UMA TEORIA E NAO SABE NEM O NOME CERTO DO PERSONAGEM, É “DESMOND” E NÃO DESMONT, DÁ PARA VER QUE VOCE ERA LIGADÃO NA SERIE…

    • Kra, um erro ao digitar rapidamente é normal até para os mais famosos escritores, por isso que eles necessitam de revisores, além disso o erro não diminui em nada minha atenção ou não com a série. Eu agradeço sua correção e te dou uma dica. Antes de xingar alguém por sua grafia verifique, nem que seja no Word, a sua. “Você” tem acento circunflexo, “Não” tem tio e “Série” tem acento agudo. ” NAO SABE NEM O NOME” é errado pois você nega duas vezes, portando você quer dizer que eu sei o nome do personagem. Agora vê se cresce criança.

        • LEVY
        • 24 de maio de 2010

        ta bom, se engane…

        • LEVY
        • 24 de maio de 2010

        retiro o que eu disse, todos os que comentaram o teu post estão errados, só voce esta certo…parabens!

      • Nossa, sarcasmo, que original.

        Não disse que eu sou o dono da verdade absoluta. Estou expressando minha opinião de como eu entendi o final da série. Mas a criança não sabe ler e refletir quanto ha um ponto de vista diferente do teu.

        Quando eu fiz esse post eu já sabia que 98% das pessoas achavam o contrario, exatamente por isso eu fiz o post. Agora ou fale algo construtivo ou saia fora.

      • Geraldo
      • 24 de maio de 2010

      Como todas as teorias de Lost, essa é bem limitada. Os personagens VIVEM em um planeta com países como os nossos, inclusive os mesmos nomes(!). Mas lá existe uma ilha tropical ‘secreta’ q há ursos polares, monstros de fumaça, comidas q ‘nascem’ enlatadas, entre outras coisas normais. Essa ilha aparece, some, está lá, mas ninguém vê, viaja no tempo. Viaja alguns de seus ‘ilhados’ no tempo enquanto outros não… Coisas comuns.

      • A série nunca tentou ser comum, não tem como você esperar nada de comum vindo de LOST. Mas eu sinceramente não entendi o seu ponto de vista.

    • alison
    • 24 de maio de 2010

    aff nao faz o menor sentido tudo isso!
    pq na sexta temporada no episodio em que o homen de preto vai embora e se junta com os outros ele nao tem intançao de matar ou fazer mal mas sim ir embora,e as pessoas morrem no purgatorio?afinal a mae do jacob morreu,aff tem um milhao de coisas que nao fazem sentido,foiu uma serie de 6 temporadas nao pode ser resumida a um personagem no final e dizer the end,fala sério acho que os produtores inventaram muito pra prender a atençao e no final nao tinha como juntar todas aspontas ai fizeram essa merda!fala sério dizer que teve sentido o final dessa série é muita mentira!

    • Eloise Hawking
    • 24 de maio de 2010

    Mateus, você está em fase de negação. Vá para a ilha, aceite! Pois é morrendo que se vive para a VIDA eterna! E seja FELIZ!
    XOXO
    Lost Girl

    • Arlindo
    • 24 de maio de 2010

    Amigo, desculpa, mas você está equivocado na sua análise.
    Chistian foi claro dizendo para o jack que eles estavam mortos naquele momento.
    A ilha exixstiu, tudo existiu, mas naquele momento todos estavam mortos e seguiriam em frente, creio eu que para esquecer e seguir para uma nova reencarnação.

    • B
    • 24 de maio de 2010

    A principio eu tinha pensado como vc, porém como vc explica o Ben dizendo que não vai “seguir em frente com eles porque ainda tem coisas para resolver ali” se eles não estão mortos? Ao mesmo tempo, se eles estão mortos tb não faz sentido a não ser que a ilha já seja a morte, já que a Penny e o Aaron nunca morreram mas estão na igreja. Mas se a Ilha já é morte, como as pessoas enram, saem e fazem filhos como o pessoal do dharma? nenhum final faz sentido. decepcionante.

    • sam
    • 24 de maio de 2010

    nessa realidade eles tem que estar mortos, pq a ilha estava no fundo do oceano, e portanto a luz que “existia em cada homem” foi apagada e “se a luz apagar aqui ela apaga em todos os lugares”.
    nao sei quem falou num episodio que os mortos que apareciam na ilha eram queles que nao tinham “move on”, e esse episodio foi sobre isso, alem de concluir a série.
    nossa quantas aspas sauhasuhsa

  7. mateus, eu li seu blog e tal , mas na boa, axo q eles tão morto sim cara e q a RP eh sim o purgatotio, pq no seu blog vc diz q a RP eh uma dadvaq receberam por ter passado pelo q passaram, e q voltariam p suas vidas normais, mas como c jack morreu no mato charlie morreu debaxo dagua said morreu tbm e entre otros… entaum p q vida q eles vão volta^o)

    • Tipo, eu acho que depois que o Jack morreu na realidade “original” eles continuaram vivendo, o Sawyer, Kate, Miles, Claire, Lapidus e Richard vivendo fora da ilha. E o Hugo, Ben, Rose, Bernard vivendo da ilha. Eles forram morrendo como qualquer pessoa. Mas ai foi criada a realidade paralela onde todos tinham a lembrança até o momento de sua morte, mas com a possibilidade de viver novamente. Uma segunda chance.

    • P.COBRA
    • 24 de maio de 2010

    c*****o bixo, vc é MUITO burro

    e ainda tem coragem de falar que não prestaram atençao na série direito

    serio mesmo, vai estudar e larga do computador seu imbecil

    • Kra, eu falo que tem pessoas que não prestaram atenção e acabam não entendendo ou xingando a série por não revelar todos os mistérios do mundo. Mas antes de sair xingando as pessoas como uma criança de 4 anos de idade que não tem educação exponha suas opiniões de forma adulta para que os outros possam ler, concordar ou não com você e assim todos evoluírem. Sério que sou eu o imbecil que precisa estudar?

        • Nelson Maia
        • 25 de maio de 2010

        Mateus, é a primeira vez que leio seu blog, gostei da sua opnião…mas porque você responde pessoas assim? Deveria simplesmente deletar comentários assim. Não por discordar de você, mas é o que você mesmo disso: comente direito, igual adulto ou sai fora! Apaga esse tipo de comentário, nem merecem estar no seu blog.

      • Kra, eu comento mesmo os que são contra mim de forma normal, mas perceba que eu só xingo quem xinga primeiro e quem fica mandando 4 comentários xingando a mesma coisa. Não vou ficar apagando comentários negativos, vou responder a altura, seja ela qual for.

    • luis
    • 24 de maio de 2010

    Eu acho q todos morreram mesmo e foram para o céu + o céu é uma nova vida para eles com todos felizes!!!

    • L@sher
    • 24 de maio de 2010

    Caraca, amigo! Tu viajou muito, mas muito mesmo na sua baita maionese.
    Please, acho que vc podia parar de alardear isso por aí… pode dar cadeia… ou hospício…hehehe

    • Jacob
    • 24 de maio de 2010

    Cara, só tenho uma coisa a dizer: Vc viajou muito, mas muito mesmo. Pra mim, vc morreu também !!! Vá procurar uma vida paralela mais útil viu!! Um abraço!!

    • Cada um tem direito a sua opinião. Acho mais construtivo discutir as várias opiniões, e não ficar falar bobagens por ai.

    • igor
    • 24 de maio de 2010

    Cara… gostei desse seu pensamento… realmente não tem razão deles estarem todos mortos… gostei geral, estou contigo!

    • Thais Natánia
    • 24 de maio de 2010

    Você disse tudo, concordo plenamente

    • EDUARDO
    • 24 de maio de 2010

    Foi como o filme dejavu, so que umas coisas sem explicaçoes.

    • Guilherme
    • 24 de maio de 2010

    Concordo com o Gabriel Elias… Eles morreram e ACABOU. Não ganharam uma “segunda chance”, ou uma “nova vida”, essa realidade paralela foi passageira. Além de dizer ao Jack que todos já morreram, ele diz QUE É HORA DE PARTIR.

    Jack: Partir pra onde?
    Cristian: Vamos descobrir.

    O final deixa em aberto, mas claramente não é pra se viver uma vida. Creio que é isso o que vc queria, mas não é o que foi mostrado.

    • Guilherme, eu respeito a opinião de todos, mas mesmo assim. Não faz sentido tudo que eles passaram para simplesmente morrer. E o partir eu entendi como partir para uma nova vida, uma vida onde eles podem ser melhores.

        • Guilherme
        • 25 de maio de 2010

        Eu não tenho dúvida nenhuma de que eles morreram. O Ben até mesmo pede desculpas ao Locke por tê-lo assassinado, e Locke diz que o perdoa. Mesmo assim Ben escolhe continuar lá fora.

        O interessante é haver essas pessoas que SABEM que estão no purgatório e SABEM que ainda não é a hora deles, como o Ben e a Elouise.

    • Orion
    • 24 de maio de 2010

    vc fumou mais do q os autores de lost pra escrever isso D:
    pqp

    • Guilherme
    • 24 de maio de 2010

    Exatamente, mas tem gente que teima em não entender!! PQP

    • Caio
    • 24 de maio de 2010

    kra, concordo…concordo mesmo.

    nao curti o fim como um purgatorio…quem disse q o Christian nao irá sumir ou aparecer no caixão depois, hã?
    quem sabe aquilo nao foi uma ilusão so pra eles saberem o q aconteceu e viverem suas vidas?

    gostei…penso nesse fim como um reset sem ser um reset, tudo aquilo aconteceu, mas nada daquilo aconteceu, heheh

    ali era outro jack, outro Sayid, outra Kate, mas agora eles dividem a consciencia com suas contra-partes q estao mortas ou nao…fim mt bacana, nao tinha gostado do final sendo espirita, mas pensando bem, e possivel tirar conclusoes cientificas!

    abraços.

    • Gabriel Elias
    • 24 de maio de 2010

    Eles estão mortos, cara. Desculpa.
    Foi dito claramente nos péssimos 5 minutos finais.

    • Ricardo
    • 24 de maio de 2010

    E a parte do Christian fala para o Jack que ele e todo mundo esta morto?

    • Sim, eles chegaram a morrer na realidade “original” uma hora, o Chistian diz que eventualmente todos morreram, antes ou depois doois Jack. E só depois disso ouve a “criação” da realidade paralela, que fica claro quando o Hugo fala que o Ben foi um bom numero 2, e o Ben fala que o Hugo foi um bom numero 1. Isso quer dizer que eles se lembram de tudo até o momento em que eles morreram. Mas como eu disse, eles ganharam esse chance de viver, realmente a segunda chance que todos procuram desde a primeira temporada.

        • washington
        • 24 de maio de 2010

        http://diversao.terra.com.br/tv/noticias/0,,OI4447395-EI12993,00-Nao+se+desespere+entenda+o+final+de+Lost.html

        Cara olha essa materia ai q explica como eh q eh.

      • Eu li a matéria e gostei da forma que o autor expões as suas opiniões, mesmo eu não concordando, mas mesmo assim é um ponto de vista interessante.

  1. No trackbacks yet.

Deixar mensagem para luis Cancelar resposta